domingo, 3 de outubro de 2021

Capítulo 3 - Gentileza

 

Atitudes, palavras e acolhimentos são formas de expressar gentileza. Muito importantes para o convívio diário das pessoas. Ser uma pessoa gentil, o torna carismático, simpático e traz boas energias. É preciso saber que a energia negativa não deve ser acumulada e sim neutralizada.

A respiração profunda pode ajudar a aliviar o peso dos sentimentos, equilibrar os batimentos cardíacos e transformar energias.

Não é necessário julgar o nível de gentileza das outras pessoas, ser gentil é aquilo que podemos dar ser receber nada em troca.

Para uma pessoa gentil o uso de métodos violentos, ou a explosão involuntária dos instintos não são praticados. Manter o equilíbrio entre a razão e os sentimentos demonstra o lado mais humano do indivíduo.

Gentileza é uma forma de amor, atitudes são atos ou modo de se comportar, palavras contem grande força e acolher ouvindo o outro são formas para gerar gentileza.

A gentileza é muito importante no convívio com as pessoas porque é através dela que ocorre a troca de energia, negativa e positiva. É como se uma pessoa que medita ouvisse um estalar de dedos ou um grito berrante.

Se as pessoas gritassem o tempo todo não haveria paz, o equilíbrio estaria comprometido. A forma de se interagir com outras pessoas levando boas energias, é fundamental para manter o bom convívio de forças.

Assim neutralizando os maus pensamentos, discórdias, intrigas e ódio. Pode ser que seu instinto lhe diga que essa é uma atitude falsa, que vai de força oposta à sua natureza. É algo natural o corpo reage a ameaças, com o treinamento das boas práticas a confiança aumenta e o ambiente ao redor se torna harmonioso e acolhedor.

Quando confrontamos uma ameaça o corpo dispara os mecanismos de sobrevivência, a adrenalina, a aceleração dos batimentos cardíacos e aquela sensação de formigamento na pele. Nesses momentos a respiração alivia a pressão, como se estivesse com soluço e você precisasse equilibrar os batimentos do coração com a circulação de ar dos pulmões. A respiração profunda equilibra seu corpo e o permite pensar na melhor forma de transmitir os sentimentos positivos.

Lembre se que a energia positiva gerada por você não tem a obrigação de receber energia negativa ou positiva. A neutralidade é algo em troca proveniente da gentileza. É o caminho natural para o equilíbrio, assim fazendo e agindo com gentileza a resposta natural é a neutralidade que mantem o ambiente controlado.

Uma situação simples de interação seria um “bom dia”, uma gentileza para alguém, aquele que recebe esse “bom dia”, não necessariamente vai responder de maneira positiva “bom dia” ou de maneira negativa “o que tem de bom” ou permanecer neutro não respondendo e ignorando. Note que há uma espera, algo como uma ansiedade por uma resposta a sua interação, essa espera não deve ocorrer, simplesmente não espere nada em troca.

Pessoas que tem um comportamento gentil não são indefesos, mostrar gentileza pode aliviar a visão de uma fera. Lutadores ou pessoas armadas interagindo com outras pessoas, a razão os leva a serem gentis, e não causar medo as outras pessoas, por inúmeros motivos, assim a razão e os sentimentos em harmonia provem o acolher do outro.

Palavras chaves: Social, Tolerância, Humildade e Fraternidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário