Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Eternidade 1 - Discípulos 💜

Compre agora! Click nos Links !  ✔ Clube de Autores   ✔ Google Play   Lançamento! Eternidade 1 - Discípulos  É basicamente um livro/agenda, um lugar  para ter o controle do espaço e tempo. Sobre a Verdade Absoluta e o questionamento caótico. Economia da argentina, Guerra, Space X, Fome, Política americana, Antártida, Inundações do Rio grande do Sul, Guerra no Oriente Médio, Vacinas e Estação Espacial Internacional.  Considerações do Autor Este livro foi um desafio, muitas dificuldades enfrentei até a publicação. Neste livro você vai encontrar a forma de ler e usa-lo para o controle do tempo. Administrando sua vida da melhor maneira possível. É um livro sobre sonhos, de tudo aquilo que uma pessoa pode conseguir. Sempre em busca da sobrevivência humana no caos. São 13 capítulos que contam como parte dos 20 dias do planejamento, representam os meses do ano com um mês especial dedicado as férias. Bem didático, com imagens ilustrativas, significados da palavras ...

⚔️ Capítulo 30: Mestres (Eternidade 1 – Lapidar)

 


⚔️ Capítulo 30: Mestres

(Livro: Eternidade 1 – Lapidar) (Palavras Chaves: professores, conflito, aposentadoria e história)

O Capítulo 30 apresenta uma visão geopolítica do Brasil em um eventual grande conflito (Mestre da Guerra), onde o país se alinharia a potências orientais em busca de tecnologia e material intelectual. Em seguida, o autor reflete sobre a importância dos Mestres (professores), a morte como catalisador da fé e o ajuste da aposentadoria para uma sociedade de maior longevidade.


I. Análise Estrutural (A Lógica do Sistema) ⚙️

  1. Mestre da Guerra (O Grande Conflito):

    • Cenário: O Brasil se posicionaria como adversário dos Estados Unidos, enviando 50 mil jovens para aliados (China/Rússia) e utilizando a América Central como ponto estratégico para combates navais.

    • Motivação: O Brasil ganharia o domínio das tecnologias e o material intelectual presente no terreno inimigo (vista como uma "aposta").

    • Controle: A guerra deve ser "sob controle e equilibrada" para manter o espaço natural preservado. O controle é exercido por meio do orçamento (munição, suprimentos) e por comandantes com objetivos simples e bem definidos.

  2. Mestres (Educação e Fluxo):

    • Função: O professor deve incentivar a exploração e a autonomia do aluno, mas manter o foco no que será cobrado. Ele deve usar seu "material humano" (seu tempo e conhecimento) para distribuir conteúdo relevante.

    • Sistema: O sistema acadêmico é um fluxo contínuo, onde jovens desenvolvem habilidades e, cedo ou tarde, são substituídos por outros, exigindo que o professor mantenha o contato para não ser esquecido.

  3. Aposentadoria e Longevidade:

    • Ajuste: Com o aumento da expectativa de vida, a idade de aposentadoria aumentará. É necessário ajustar o corpo (treinamento, menos dependência de remédios) e o psicológico (cultural).

    • Incentivo: Para incentivar o idoso a permanecer no mercado, quem está na ativa deve receber uma quantidade maior do que o aposentado.

  4. Choque de Ideais:

    • Conflito: O choque de ideais entre jovens e idosos/professores pode ser trágico.

    • A Paz: A guerra (ou conflito) "termina quando um dos lados permite". É vital cuidar de si próprio e evitar ser a causa de interações que impactem o destino do outro.


II. Análise Metafórica (A Linguagem da Estratégia) 🧩

  • A Morte e o Milagre: A morte, embora triste, é um momento de união e de compartilhamento de sentimentos. Através do amor pelo falecido, o indivíduo encontra conforto em Deus, sendo essa experiência um milagre que muda a forma de enxergar o mundo.

  • O Vício do Intelecto: O autor, motivado pela falta de emprego, direciona seu valor para o intelecto, descrevendo-o como um "verdadeiro vício" onde o aumento da sabedoria se traduz em maior felicidade.

  • O Orçamento da Guerra: O controle da guerra através do orçamento é uma metáfora que demonstra que, mesmo no caos, a disciplina dos números e a lógica militar controlam o resultado.


III. Análise Simbólica (O Sentido Profundo) ✨

  • Aposta Geopolítica: O conflito contra os EUA é simbólico de uma busca por autonomia tecnológica e intelectual, sendo este o verdadeiro prêmio da guerra.

  • A Reforma da Aposentadoria: A proposta de um incentivo financeiro para o idoso que trabalha é um símbolo da necessidade de valorizar a experiência e a longevidade, transformando um fardo social (longevidade) em um recurso produtivo (Mestre na ativa).

  • A Missão do Professor: A menção de que o professor não deve ser esquecido e deve incentivar a autonomia simboliza que a verdadeira Mestria é a capacidade de perpetuar e inspirar o conhecimento, para além da sala de aula.

  • O Tribunal (Espaço de Conflito Seguro): Tribunais e advogados são vistos como os raros locais onde o conflito é lidado diariamente e de forma "segura", simbolizando que a civilidade exige ambientes controlados para o choque de ideais.


IV. Análise Criativa (A Visão Inovadora) 💡

  • Controle de Danos na Guerra: A ideia de que o combate deve ser controlado para evitar que o espaço geográfico seja destruído (a ilha deve continuar ilha) é uma visão de guerra sustentável ou limitada.

  • Ajuste Cultural da Longevidade: A necessidade de ajuste psicológico e cultural para que a presença do idoso no trabalho não interfira na rotina dos outros funcionários é uma proposta de ética laboral para a nova era da longevidade.

  • Simplicidade Objetiva do Comandante: A redução da missão militar a um objetivo "simples" ("conquistar o território inimigo") demonstra a busca por clareza e eficiência na estratégia.

#professores, #conflito, #aposentadoria, #história

Postagens mais visitadas