Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Eternidade 1 - Discípulos 💜

  Compre agora! Click nos Links !  ✔ Clube de Autores   ✔  Hotmart   ✔ Google Play   ✔ Uiclap   Lançamento! Eternidade 1 - Discípulos  É basicamente um livro/agenda, um lugar  para ter o controle do espaço e tempo. Sobre a Verdade Absoluta e o questionamento caótico. Economia da argentina, Guerra, Space X, Fome, Política americana, Antártida, Inundações do Rio grande do Sul, Guerra no Oriente Médio, Vacinas e Estação Espacial Internacional.  Considerações do Autor Este livro foi um desafio, muitas dificuldades enfrentei até a publicação. Neste livro você vai encontrar a forma de ler e usa-lo para o controle do tempo. Administrando sua vida da melhor maneira possível. É um livro sobre sonhos, de tudo aquilo que uma pessoa pode conseguir. Sempre em busca da sobrevivência humana no caos. São 13 capítulos que contam como parte dos 20 dias do planejamento, representam os meses do ano com um mês especial dedicado as férias. Bem didático, com i...

Radiação ionizante

 


Radiação ionizante é a radiação que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas, ou seja, é capaz de arrancar um elétron de um átomo ou molécula. A radiação ionizante pode ser classificada como diretamente ionizante, quando composta por partículas carregadas, como elétrons, pósitrons, prótons, alfas e indiretamente ionizante quando composta por partículas sem carga elétrica, como fótons (raios X e raios gama) e nêutrons. No caso dos nêutrons, a ionização é produzida pela partícula carregada que se origina da interação deste com a matéria. A energia mínima típica da radiação ionizante é cerca de 10 eV.

Radiação ionizante – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

A **radiação ionizante** é um tipo de radiação que possui energia suficiente para **remover elétrons dos átomos ou moléculas**, resultando na **ionização** dos mesmos¹. Essa radiação pode ser **de natureza corpuscular**, como as **radiações alfa e beta**, ou **de natureza eletromagnética**, como a **radiação gama**, os **raios X** e algumas frequências de **ultravioleta**². 


Quando a radiação ionizante interage com tecidos orgânicos, ela pode causar diferentes efeitos, desde **mutações celulares** até o surgimento de **câncer**. Apesar de ser perigosa para o organismo, essa forma de radiação tem um **vasto número de aplicações tecnológicas**. Por exemplo, na **radioterapia**, utiliza-se a emissão de radiação ionizante para tratar lesões relacionadas ao câncer¹. 


Em resumo, a radiação ionizante é um fenômeno complexo com implicações significativas na saúde e na tecnologia, e seu estudo é fundamental para compreender seus riscos e benefícios³.


Fonte: conversa com o Copilot, 25/06/2024

(1) Radiação ionizante: conceito, efeitos, aplicações - Brasil Escola. https://brasilescola.uol.com.br/fisica/radiacao-ionizante.htm.

(2) Radiação ionizante: o que é, efeitos, radioterapia - Mundo Educação. https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/radiacao-ionizante.htm.

(3) Radiações ionizantes e não ionizantes | Energia nuclear. http://penta3.ufrgs.br/fisica/energia/Energia_nuclear/radiaes_ionizantes_e_no_ionizantes.html.

(4) Radiação ionizante: o que é, tipos, fontes - PrePara ENEM. https://www.preparaenem.com/fisica/radiacao-ionizante.htm.

Postagens mais visitadas