Radiação ionizante – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
A **radiação ionizante** é um tipo de radiação que possui energia suficiente para **remover elétrons dos átomos ou moléculas**, resultando na **ionização** dos mesmos¹. Essa radiação pode ser **de natureza corpuscular**, como as **radiações alfa e beta**, ou **de natureza eletromagnética**, como a **radiação gama**, os **raios X** e algumas frequências de **ultravioleta**².
Quando a radiação ionizante interage com tecidos orgânicos, ela pode causar diferentes efeitos, desde **mutações celulares** até o surgimento de **câncer**. Apesar de ser perigosa para o organismo, essa forma de radiação tem um **vasto número de aplicações tecnológicas**. Por exemplo, na **radioterapia**, utiliza-se a emissão de radiação ionizante para tratar lesões relacionadas ao câncer¹.
Em resumo, a radiação ionizante é um fenômeno complexo com implicações significativas na saúde e na tecnologia, e seu estudo é fundamental para compreender seus riscos e benefícios³.
Fonte: conversa com o Copilot, 25/06/2024
(1) Radiação ionizante: conceito, efeitos, aplicações - Brasil Escola. https://brasilescola.uol.com.br/fisica/radiacao-ionizante.htm.
(2) Radiação ionizante: o que é, efeitos, radioterapia - Mundo Educação. https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/radiacao-ionizante.htm.
(3) Radiações ionizantes e não ionizantes | Energia nuclear. http://penta3.ufrgs.br/fisica/energia/Energia_nuclear/radiaes_ionizantes_e_no_ionizantes.html.
(4) Radiação ionizante: o que é, tipos, fontes - PrePara ENEM. https://www.preparaenem.com/fisica/radiacao-ionizante.htm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário