Páginas

terça-feira, 25 de junho de 2024

Quartzo

 


O quartzo ou quarço é o segundo mineral mais abundante da Terra (aproximadamente 12 % vol.), perdendo apenas para o grupo de feldspatos. Possui estrutura cristalina trigonal composta por tetraedros de sílica (dióxido de silício, SiO2), onde cada oxigênio fica dividido entre dois tetraedros.

Quartzo – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

O **quartzo** (ou **quarço**) é o **segundo mineral mais abundante da Terra**, perdendo apenas para o grupo de feldspatos. Ele possui uma **estrutura cristalina trigonal** composta por tetraedros de **sílica** (dióxido de silício, **SiO₂**), onde cada oxigênio fica dividido entre dois tetraedros¹. Existem diversas variedades de quartzo, algumas chegando a ser consideradas **pedras semipreciosas**. Desde a antiguidade, as variedades de quartzo foram os minerais mais utilizados na confecção de joias e esculturas de pedra, especialmente na Europa e no Oriente Médio. Hoje, sabe-se que mineradores de rochas contendo quartzo podem sofrer de uma doença pulmonar denominada **silicose**¹.


- **Hábito Cristalino e Estrutura**:

  - O quartzo pertence ao sistema de cristal **hexagonal**. A forma de cristal idealizada é um prisma de seis lados, que, em cada um desses lados, possui outras pirâmides com seis lados. Na natureza, cristais de quartzo são muitas vezes irregulares, distorcidos, desenvolvidos com cristais adjacentes de outros minerais ou mesmo com faces cristalinas difíceis de identificar, o que faz o quartzo parecer maciço.

  - Existem duas configurações cristalinas para o quartzo: **α-quartzo** e **β-quartzo**. A transformação entre elas envolve apenas uma rotação de um tetraedro com respeito ao outro, sem alteração da forma como eles são ligados¹.


- **Tipos de ocorrência**:

  - O quartzo ocorre geralmente em **pegmatitas graníticas** e **veios hidrotermais**. Cristais bem desenvolvidos podem atingir vários metros de extensão e pesar centenas de quilogramas. A erosão de pegmatitas pode revelar bolsões de cristais, conhecidos como "catedrais".

  - Também pode ter origem **metamórfica** ou **sedimentar** e geralmente está associado aos feldspatos e micas. É constituinte essencial de granito, arenito, quartzitos, entre outros.

  - Em variedades como a **ametista**, os cristais desenvolvem-se a partir de uma matriz, tornando visível apenas uma pirâmide terminal.

  - Um **geodo de quartzo** consiste de uma pedra oca (geralmente de forma aproximadamente esférica), cujo interior é revestido por uma camada de cristais¹.


- **Quartzo sintético**:

  - Uma vez que o quartzo ocorre muitas vezes maclado, muito do quartzo utilizado industrialmente é **sintetizado**. Grandes e perfeitos cristais não maclados são produzidos em autoclave por meio do processo hidrotermal¹.


![Cristais de quartzo](https://didatico.igc.usp.br/wp-content/uploads/2019/03/quartzo.jpg)


Fontes:

1. [Wikipédia - Quartzo](https://pt.wikipedia.org/wiki/Quartzo)

2. [Materiais Didáticos - Quartzo](https://didatico.igc.usp.br/minerais/silicatos/tectossilicatos/quartzo-3/)

3. [Museu Heinz Ebert - Quartzo](https://museuhe.com.br/mineral/quartzo-quartz/)


Fonte: conversa com o Copilot, 25/06/2024

(1) Quartzo – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Quartzo.

(2) Quartzo - Materiais Didáticos. https://didatico.igc.usp.br/minerais/silicatos/tectossilicatos/quartzo-3/.

(3) QUARTZO (Quartz) - Museu Heinz Ebert. https://museuhe.com.br/mineral/quartzo-quartz/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário