sexta-feira, 4 de março de 2022

Capítulo 4: Artes marciais 📕


Artes marciais

Leva anos para chegar com um nível de segurança total.

Nível de segurança como o peso do golpe, leve, médio e pesado.

É como o levantar um gato, ele consegue retirar o peso do corpo, estendendo a barriga para cima.

Desta maneira é fundamental entender a funcionalidade do golpe leve. O punho ajuda nesse aspecto. Um principiante ou um leigo não terá força no punho pois o punho exige treinamento.

O ataque com punho de algum estilo de luta ou com o punho cerrado “mão fechada”, deve ser proporcional ao toque no golpe leve, assim dominando o toque do golpe leve é possível estabelecer a “finta”, “falso ataque” e o “marcador de distância”, para ataques combinados.

O toque não causa danos no adversário, mas causa impacto, o dano nesse caso é mais psicológico. Quando se domina a arte do toque ou golpe leve seus golpes são controlados, você adquire a percepção de não encostar no alvo ou se encostar não causará estragos.

O golpe médio é o golpe usado na maioria dos combates, aquele que tem a intenção de ferir e derrubar o oponente, é um golpe técnico com precisão e com mais força do que o usado no golpe leve. Esse tipo de golpe tem o peso do musculo comum, não necessitando realizar o movimento de ganho de potência do golpe pesado.

O golpe pesado é o golpe que estraga as coisas, é arrasador, nocautes violentos, causa danos profundos e pode matar. Esse tipo de golpe é originado da força de movimento muscular, ou ki, é de energia e de vontade. Um golpe pesado contra uma parede vai derruba-la ou fazer um buraco, essa é a finalidade do golpe pesado esmagar com tudo.

O treinamento no saco de boxe de 50 kg (serragem e borracha) 

Existe treinamentos específicos para o aperfeiçoamento do corpo, tanto em questão das mãos e dos pés. A intensidade dos três golpes devem ser:

Golpe leve: é rápido não exige força. Ataques leves em sequência, sempre respirando durante os golpes, inspira antes do golpe e solta o ar no golpe.

Golpes médios: Golpes livres comuns e intensos, com contado deixando peso do musculo trabalhar os impactos. Esses golpes fazem barulho e machucam, tanto quem desfere e quanto quem recebe o golpe nesse caso o saco de boxe, para aplicar os golpes médios, sendo necessário uma proteção, como luvas ou fitas.

Golpes pesados: Antes de aplicar golpes pesados no seu saco de boxe, você deve ter certeza que a execução do golpe não ira lhe ferir, por exemplo ao desferir um soco sua mão não quebra. Essa dureza e resistência vem através do treinamento, esse preparo é sentido de forma gradual. Aos poucos e com tempo, eleva a intensidade dos golpes médios.

Manutenção 

Em algum momento seu acessório não vai resistir e vai rasgar, uma costura com linha de náilon pode prolongar a vida útil.

O alongamento e aquecimento do corpo

Antes de iniciar um treinamento em um saco de boxe é necessário realizar o alongamento do corpo. Começar pela cabeça, depois braços, cintura e pernas. 

O aquecimento pode ser com flexões e outros exercícios. Atente para não gastar toda a sua energia no aquecimento, nem se esforçar demais no alongamento. Sentir o corpo estalando e esticando já está bom no alongamento. E sentir o corpo suando no aquecimento já está bom.

Ataques combinados (combo)

Com a exceção da sequencia de socos, os golpes combinados não passam de 7 ataques, variações de socos e chutes. Esses golpes também são divididos: Alto, médio e baixo.

Golpe alto é na altura do rosto e nos membros superiores (braços), sendo mais especifico cabeça, pescoço, peito e braços.

Golpe médio é na altura da barriga, genitais e coxa.

Golpe baixo é na altura do joelho, canela e o pé.

Em combate você faz uma rodada teste, atacando leve nas 3 alturas depois uma rodada com golpes médios e finaliza com um golpe pesado na altura que desejar.

A rodada teste neste caso é a finta com golpes leves, tocar e analisar a reação do oponente, na maioria das vezes o oponente não contra ataca no toque, mas um lutador treinado pode realizar por instinto.

Torção, projeção e chave (imobilização)

A pegada deve ser firme e rápida, colocando a força para onde o adversário não possa se mover, por exemplo o cotovelo não dobra para trás, com o domínio de um braço podemos manobrar o adversário, assim a torção seguida da projeção.

Manobrar o adversário com o auxilio das bases de perna e giro de quadril. A projeção do oponente para o solo deve ser seguida da imobilização.

Assim toda vez que for atacado por golpes leves e médios é possível uma torção, projeção e chave.

Defender um golpe pesado pode ser prejudicial ao corpo, melhor é evitar esquivando, mas se não der para defender ou esquivar o melhor é contra golpear.

Contragolpe de golpe pesado (contra-ataque)

É especifico, bater em um ponto que vai abalar o oponente. No geral não dá tempo de escolher um alvo, é muito rápida uma luta, então aquilo que vem para te atingir tornasse o alvo. Um soco por exemplo pode ser atingindo nas dobras da mão, cotovelo, ombro. O bíceps também funciona se seu golpe for superior ao ataque do adversário. 

#Combate #Estilo #Pontos #Toque 

Nenhum comentário:

Postar um comentário