sexta-feira, 2 de agosto de 2024

M5D - Dia 4 ✔

 



Onde eu estava? onde parei?

Sobre os mapas do jogo, são muitos lugares, vou ter que economizar espaço, pensei em algo como, uma variável para a mudança de cenário. E logo desisti dessa linha e voltei para o antigo projeto, que tem algumas configurações uteis nos mapas, infelizmente a maior parte estava nos eventos comuns então é impossível recuperar do jeito que estava antes.

Vou tentar acrescentar algo nessas postagens, afinal há dias que eu abro o maker visualizo o que preciso mas posteriormente me vejo realizando outra coisa.

Dessa vez adiantei as swithes do jogo, em especial habilidades, hud e parâmetros que são feitos fora do sistema padrão do maker, tenho em mente que o sistema padrão vá me servir para outro tipo de interação, um tipo de batalha politica com diálogos, chamo de salão de guerra.


São parâmetros inspirados nesse sistema, onde há uma escala de 0 a 10 e que cada nomenclatura está ligada a uma determinada atividade.

Sobre os atributos ligados a magia, elementos de poder, simbologia de poder e trilhas de poder. Existe um rpg Dungeons & Dragons – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org). Que utiliza uma lista de magias que variam com os níveis e cada classe tem uma lista.

Esses atributos são inspirados nessa mecânica, onde cada atributo é usado em um poder especifico.

Armas e armaduras, embora não sejam atributos são usados como medidores de melhoria, assim como em vários rpgs eletrônicos a bulding do jogador, é construído com sua experiência e decisão de escolha.

Logo o jogador define qual o melhor atributo para colocar em sua arvore de habilidades, existe um limite determinado pelo nível e classes.

É claro que eu não poderia deixar de mencionar esse sistema 3DeT – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org) que utiliza a praticidade e agilidade de um d6.

Meu sistema de rpg de tabuleiro tem essa inspiração, embora a minha utilização de 4d6 ainda não seja aplicavel ao jogo no maker, existiu com background para analises da i.a. Talvez eu faça a aplicação desse sistema de novo, no lugar do criador de personagens, que com certeza não vai ter, exceto se eu utilizar um plugin para essa finalidade.

Ao final da nomeação das swithes 1353, de maneira ordenada, sem qualquer meio caótico para dificultar qualquer roubo intencional do projeto, mesmo com a encriptação é possível ver o conteúdo.

Outra coisa que andei fazendo é a otimização das imagens, é bem melhor uma única imagens de characteres, assim minha base padrão de template pode adaptar todas as minhas imagens que estavam em unidade.

Sobre o mapeamento, utilizo um sistema de conversão de imagens, para aproveitar os recursos do maker xp no rpg maker mv, é um processo demorado, por que eu converto uma cena completa que é bem melhor do que as infinitas pequenas imagens.


 
Sobre a pasta de characteres está ficando otimizada, com gráficos masculinos e femininos, ainda tenho que refazer o set do personagem feminino, mesmo que eu não esteja utilizando a movimentação do char parado, por que eu não lembro direito como fiz, mas ainda sim, sei que ficou bom e é possível colocar.
É eu tenho que separar um tempo para fazer esse character que me adiantaria na criação dos personagens iniciais do jogo.

Se eu tenho uma ordem definida de eventos posso me programar com conforto, com esse gargalo, tenho que adiantar outros lados do desenvolvimento.

Ao final desse post eu adicionei a numeração 1.2 ao projeto e upei na rede.

Resumo
M5d dia 4, atualizações, inspirações, 1 tileset e mecânicas. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário