Páginas

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Enzima

 


Enzimas são grupos de substâncias orgânicas de natureza normalmente proteica (existem também enzimas constituídas de RNA, as ribozimas), com atividade intra ou extracelular que têm funções catalisadoras, catalisando reações químicas que, sem a sua presença, dificilmente aconteceriam. Isso é conseguido através do abaixamento da energia de ativação necessária para que se dê uma reação química, resultando no aumento da velocidade da reação e possibilitando o metabolismo dos seres vivos. A capacidade catalítica das enzimas torna-as adequadas para aplicações industriais, como na indústria farmacêutica ou na alimentar.

Enzima – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

As enzimas são biomoléculas que atuam como catalisadores nas reações químicas que ocorrem nos seres vivos. Elas aceleram a velocidade dessas reações sem serem consumidas durante o processo. Basicamente, as enzimas diminuem a energia de ativação necessária para que uma reação comece. A maioria das enzimas é composta por proteínas, mas também existem ribozimas, que são ácidos ribonucleicos com função enzimática12. O sítio ativo da enzima, onde ocorre a ligação com o substrato, é fundamental para sua especificidade e eficiência1. Em resumo, as enzimas são essenciais para o funcionamento adequado do metabolismo nos organismos vivos! 😊

As enzimas são classificadas de acordo com os tipos de reações que catalisam e suas características estruturais. Aqui estão algumas categorias principais:

  1. Oxirredutases: Catalisam reações de oxidação e redução, transferindo elétrons entre moléculas. Exemplos incluem a desidrogenase e a oxidase.

  2. Transferases: Transferem grupos funcionais (como grupos fosfato ou metil) de uma molécula para outra. A quinase é um exemplo.

  3. Hidrolases: Quebram ligações químicas por meio de reações de hidrólise. A lipase é um exemplo.

  4. Ligases: Catalisam a formação de ligações covalentes entre moléculas, geralmente usando energia do ATP. A DNA ligase é um exemplo.

  5. Isomerases: Convertem uma molécula em sua isômero (mesma fórmula molecular, mas diferente arranjo espacial). A isomerase de fosfoglicose é um exemplo.

  6. Liases: Catalisam a quebra ou formação de ligações sem envolver água. A piruvato descarboxilase é um exemplo.

  7. Translocases: Movem moléculas através de membranas celulares. A ATPase é um exemplo.

Lembre-se de que essas categorias são amplas e muitas enzimas têm funções específicas dentro delas. 😊 : Berg, J. M., Tymoczko, J. L., & Stryer, L. (2002). Biochemistry. 5th edition. W H Freeman. : Alberts, B., Johnson, A., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K., & Walter, P. (2002). Molecular Biology of the Cell. 4th edition. Garland Science.

Nenhum comentário:

Postar um comentário