Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Eternidade 1 - Discípulos 💜

  Compre agora! Click nos Links !  ✔ Clube de Autores   ✔  Hotmart   ✔ Google Play   ✔ Uiclap   Lançamento! Eternidade 1 - Discípulos  É basicamente um livro/agenda, um lugar  para ter o controle do espaço e tempo. Sobre a Verdade Absoluta e o questionamento caótico. Economia da argentina, Guerra, Space X, Fome, Política americana, Antártida, Inundações do Rio grande do Sul, Guerra no Oriente Médio, Vacinas e Estação Espacial Internacional.  Considerações do Autor Este livro foi um desafio, muitas dificuldades enfrentei até a publicação. Neste livro você vai encontrar a forma de ler e usa-lo para o controle do tempo. Administrando sua vida da melhor maneira possível. É um livro sobre sonhos, de tudo aquilo que uma pessoa pode conseguir. Sempre em busca da sobrevivência humana no caos. São 13 capítulos que contam como parte dos 20 dias do planejamento, representam os meses do ano com um mês especial dedicado as férias. Bem didático, com i...

Arsênio✅

 

O arsênio (português brasileiro) ou arsénio (português europeu) (do latim arsenium) é um elemento químico de símbolo As com número atômico 33 (33 prótons e 33 elétrons) e com massa atómica 75 u. É um semimetal (metaloide) encontrado no grupo 15 (anteriormente denominado VA) da Classificação Periódica dos Elementos. Como conservante da madeira numa fórmula de arseniato de cobre e crômio, é o uso que representa, segundo algumas estimativas, cerca de 70% do seu consumo mundial. Foi descoberto em 1250 por Santo Alberto Magno.

É considerado um dos cinco elementos químicos mais letais do mundo, ao lado do chumbo, do tálio, do antimônio e do mercúrio.

Arsênio – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

O arsênio é um elemento químico encontrado no grupo 15 da Tabela Periódica. Seu símbolo químico é As, e seu número atômico é 33. Ele possui uma massa atômica de 75 u. O arsênio é considerado tóxico por ser um semimetal pesado. Ele é conhecido desde a Idade Média1.

Em sua forma pura mais estável, o arsênio apresenta coloração cinza, sendo quebradiço e cristalino. Além de sua toxicidade, o arsênio é utilizado por conta de suas propriedades semicondutoras, estando presente em células solares, LEDs e sendo útil para o ramo de telecomunicações. É um elemento químico que se assemelha mais aos elementos mais pesados do grupo 15, como bismuto (Bi) e antimônio (Sb)2.

Portanto, embora o arsênio tenha aplicações industriais, é essencial tomar precauções devido à sua toxicidade. Ele é o 20º elemento mais abundante na crosta terrestre e é encontrado principalmente em minérios como arsenopirita, realgar e ouropigmento2.

Na medicina, o arsênio é utilizado em algumas situações específicas:

  1. Leucemia promielocítica aguda: O ácido arsênico é empregado no tratamento dessa forma de leucemia. Ele atua inibindo o crescimento das células cancerígenas, levando à sua destruição.

  2. Psoríase: O arsênio já foi utilizado no passado para tratar a psoríase, uma doença de pele crônica.

  3. Doença de Chagas: Também é estudado como possível agente no tratamento dessa doença.

Vale ressaltar que o uso do arsênio na medicina é restrito e controlado, devido à sua toxicidade. Sempre deve ser administrado sob supervisão médica12.

O arsênio tem uma história fascinante como veneno. Desde a pré-história, os seres humanos utilizavam venenos extraídos de animais e plantas para caçar, guerrear e assassinar. Na Idade Média, o arsênio era conhecido como o “rei dos venenos”. Sua popularidade se deve a várias características: aspecto inofensivo, insipidez (ou sabor levemente adocicado), facilidade de mistura aos alimentos e evolução insidiosa dos sintomas de intoxicação, que simulavam doenças comuns. Além disso, sua presença nos líquidos de embalsamamento dificultava a prova do envenenamento. O arsênio também foi usado como agente suicida e, curiosamente, teve uma fase áurea como tratamento terapêutico para diversas doenças, como psoríase, sífilis e dermatoses12. Fascinante, não é mesmo? 😊

Postagens mais visitadas