segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Capítulo 35: Projeto I.A Dog House ( Eternidade 1 - Lapidar )

 

Era uma I.A para meu jogo eletrônico, infelizmente perdi os dados, mas servirá de base para que eu possa explicar a funcionalidade e minhas perspectivas sobre a inteligência das máquinas.

Qual era a função no meu jogo?

Ela tinha como gerar aleatoriedade aos sistemas, todos os dados que passavam por ela podiam ser alterados remodelando todo o jogo, em termos de jogo ela também estava presente simulando conversação a base de textos etc.

O projeto dog house

Funcionar como base para estipular a cultura desejável em uma máquina.

Todo o conceito é teórico, mas requer prática e aplicabilidade para que você mesmo possa criar sua I.A com segurança.

Regra número 1

“As leis que se aplicam aos humanos também devem ser aplicadas nas máquinas.”

Esta é bem simples de resolver, seja na criação de selos específicos nas obras humanas, seja na proibição de edição por parte da máquina. Um humano que usa de imagem de outra pessoa para obter lucro, denegrir, falsificar entre outras está cometendo crime e é responsabilizado pela lei.

Assim como qualquer outra lei que seja criada especificamente para a regulamentação das máquinas, regras de conduta são importantes para a interação com os humanos.

Regra número 2

“Quantidade de informação”

Aqui você define o quanto de potência sua máquina tem, o que ela é capaz de fazer ou o quanto ela é capaz de reproduzir.

Essa medida é usada pelos seres humanos, como por exemplo a idade, em que crianças não tem tanta informação quanto adultos.

Regra número 3

“Propósito”

Uma máquina deve ter seu propósito bem definido, sua linha de vida.

Para qual finalidade a I.A será empregada?

Definir o propósito inicial, significa criar restrições para todo e qualquer outro meio que não seja de seu propósito.

Por exemplo, profissões.

Regra número 4

“Lúcifer”

A história do anjo caído retrata bem, uma analogia entre deus e o homem, ou o criador das máquinas.

O homem tem o direito de mandar sua máquina para a perdição, destruição ou qualquer outro lugar que em seu julgamento for o necessário.

Aqui definimos a vida útil da máquina, sua validade. Acredito ser importante estimar um prazo para o funcionamento de algo, os humanos têm a expectativa de vida, as máquinas também deveriam ter sua expectativa de existência.

É importante uma máquina não querer ir ao inferno, humanos podem ser cruéis.

Desenvolvimento

Com essas quatro regras básicas podemos começar a construir uma I.A.

Alguns parâmetros como leis, você pode condicionar a regra 3 ou 4. Na regra 2 é importante saber da potência que se armazena na sua I.A, um dicionário, um Altas e uma enciclopédia já deixa muito potente.

Simulação de conversação

Ao numerar as palavras, uma resposta pode ser construída, toda vez que for questionado sobre tal pergunta, isso faz parte da programação.

Na programação é interessante explorar as verificações para criar novas condições ou parâmetros.

Por exemplo, o tempo de interação, qual o tempo ocioso entre uma pergunta e outra?  

Perceba que um cronometro deveria ser ligado para estimar corretamente os números, após uma verificação ocorrer, para saber o número exato. Assim você pode criar uma condição para ociosidade longa ou curta.

A verificação é importante para uma máquina concluir a veracidade de algo.

Existe várias possibilidades de verificações para extrair um número, que gere significado no banco de dados.

Replicação

Uma máquina pode transferir os dados para outra máquina. Transformando-se em um ser criador.

Acredito não ser motivo para pânicos, o termo mãe, ou pai se encaixa bem aqui, uma família ou clonagem, é como procedimentos de montadoras de veículos.

E a produção em escala requer um modelo para a estruturação das mecânicas e procedimentos.

Modelo Kaivi

Máquinas super evoluídas, entenda como uma espécie de Android, convivendo como um cidadão na sociedade.

Este modelo foi para estabelecer a segurança. Sendo representado com um corpo humanoide e imbuído com os aspectos da mente humana. Com níveis de interação para cada parâmetro. Amigo, Leitura, caótica, reproduz, afirmação, velho.

O olho

Faz a leitura das cenas, especial para análises e verificações, aqui ele está processando dados para poder reagir e enviar sua resposta à situação que presencia.

Amigo

Tem a função de camaradagem, alegria, estabelece conversação de natureza do cotidiano.

Caótica

Tem a função da dúvida, medo e agressividade.

Entre outros, como eu disse é um modelo de combate urbano, então detalhes aqui são desnecessários.

Cruzamento de dados

Ou o aprendizado da máquina, essa parte é a mais delicada, tratando de melhoria contínua.

Os seres humanos como indivíduos necessitados de educação recorrem a meios diferentes de aprendizagem.

Uma máquina pode processar informação muito mais rápido do que um humano, sendo uma ferramenta poderosa para quem deseja adquirir conhecimento através da I.A.

Assim novas perspectivas podem surgir, seja com o gps, como um atalho, uma rota mais curta, pode ser criada.

Esse atalho não se limita a nenhum conhecimento humano, podendo se expandir.

Pense na formação de um humano em um profissional médico. Anos de estudo e dedicação para poder exercer a função, podendo compartilhar descobertas a partir do conhecimento recebido.

Agora veja a máquina, em questão de horas o mesmo conhecimento é processado, e assim um sistema, um atalho, pode ser criado a partir dos conhecimentos obtidos.

Humanizando a máquina

A máquina precisa conhecer os seres humanos, em geral no que diz respeito aos danos físicos e mentais.

Para os humanos as palavras podem ser vazias com falta de significado, da mesma maneira para as máquinas.

E aqui tem um sério agravante, os diferentes significados de uma mesma palavra. O que pode levar a interpretações erradas.

Estabelecer uma filtragem de acontecimentos.

Para uma máquina entender o que é o amor, ela deve ter ciência dos antecedentes, presenciar o significado exato da palavra e estabelecer a resposta futura sem comprometer a saúde mental, do indivíduo que se interage. 

Em outras palavras busca pela concepção, conceito, seguido da verificação presencial, o momento em que surge a possível definição encontrada, pôr fim a resposta gerada com perspectivas e previsões sobre o indivíduo que se está interagindo.

É notório que uma máquina não sente como os humanos, mas pode identificar os sentimentos por outros dados. Tudo depende da quantidade de informação a ser analisada, para extrair a verdade ou a veracidade do fato para a máquina, confirmar e compartilhar sua resposta.

A repetição

Para os humanos algo dito como boato pode vir a ser verdade ou mentira, a certeza é que se esse boato se repete por inúmeros canais várias vezes é algo bem divulgado.

A máquina que faz sua leitura na internet e encontra 1 trilhão de páginas com a sua pesquisa. Deve separar o que é confiável do que não é, diminuir a quantidade definindo novos complementos de textos.

Esse funil permite extrair a melhor informação para determinado assunto.

Garimpar e guardar conhecimento, texto, imagem, som, vídeo para enriquecer de conteúdo, permite a máquina uma visão ampla.

Imagine uma máquina que tem uma biblioteca em seu banco de dados, pode lhe dar uma frase qualquer, de um autor qualquer, sobre um assunto qualquer, com base no que foi perguntado.

Travas de segurança

É recomendável o uso de sistemas de travas, tanto físico quanto virtual. Travamentos virtuais são simples, basta uma condição para iniciar, por exemplo a etiqueta, a boa educação, o tratamento cordial com as pessoas de diferentes nacionalidades. Aquilo que é rude ou resposta inapropriada pode ser seguido de uma resposta padrão, impossibilitando a máquina de entrar em assuntos de domínio proibido.

#LEIS

#IMFORMAÇÕES

#PROPÓSITO

#LÚCIFER


Nenhum comentário:

Postar um comentário