sábado, 3 de agosto de 2024

Íman✅

 

O íman (português europeu) ou ímã (português brasileiro), chamado ainda de magneto, é um objecto que provoca um campo magnético à sua volta.

Um íman permanente é feito de um material ferromagnético. As suas propriedades magnéticas são causadas pelo spin dos eletrões que se encontram no interior da matéria.

Um íman é um dipolo, tem sempre dois polos, "norte" e "sul". Por definição, o polo sul de um íman é o que é atraído pelo polo norte magnético da Terra.

Os dipolos não podem ser separados. Se um íman for dividido ao meio, obtêm-se dois ímanes menores, cada um com um polo norte e um polo sul.

Um eletroíman é um íman que se baseia em campos magnéticos gerados por cargas em movimento. Ou seja, uma peça de liga de ferro, com um fio enrolado, por onde corre energia elétrica.

Íman – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Um íman (ou ímã, em português brasileiro) é um objeto que provoca um campo magnético à sua volta. Essa propriedade magnética é causada pelo spin dos elétrons dentro do material. Um íman é sempre um dipolo, ou seja, tem dois polos: o norte e o sul. Por definição, o polo sul de um íman é a parte que é atraída pelo polo norte magnético da Terra. Os dipolos não podem ser separados; se um íman for dividido ao meio, obteremos dois ímanes menores, cada um com um polo norte e um polo sul12. Existem diferentes tipos de ímanes, como os naturais (como a magnetita) e os artificiais (feitos de materiais ferromagnéticos). Além disso, os ímanes podem ser permanentes (mantêm seu magnetismo) ou temporais (magnetizados temporariamente por uma fonte de ondas eletromagnéticas)1.

Um íman é um objeto que gera um campo magnético à sua volta. Essa propriedade magnética é resultado do spin dos elétrons dentro do material. Vou explicar brevemente como funciona:

  1. Spin dos elétrons: Os elétrons têm uma propriedade chamada spin, que é uma espécie de rotação intrínseca. Esse spin cria um pequeno campo magnético associado a cada elétron.

  2. Alinhamento dos spins: Quando muitos elétrons estão agrupados em um material, seus spins tendem a se alinhar. Isso cria regiões de magnetização, chamadas domínios magnéticos.

  3. Dipolo magnético: Um íman é sempre um dipolo, o que significa que tem dois polos: o norte e o sul. Esses polos são determinados pelos domínios magnéticos alinhados.

  4. Atração e repulsão: Polos opostos se atraem (norte atrai sul e vice-versa), enquanto polos iguais se repelem.

  5. Campo magnético: O campo magnético gerado pelo íman se estende ao redor dele. Esse campo é responsável por atrair objetos ferromagnéticos (como pregos ou clips) ou interagir com outros ímanes.

  6. Polo norte e sul: Por convenção, o polo sul de um íman é a parte que é atraída pelo polo norte magnético da Terra.

Lembre-se de que existem diferentes tipos de ímanes, como os naturais (como a magnetita) e os artificiais (feitos de materiais ferromagnéticos). Além disso, os ímanes podem ser permanentes (mantêm seu magnetismo) ou temporários (magnetizados temporariamente por uma fonte de ondas eletromagnéticas). Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição! 😊🧲 : https://www.britannica.com/science/magnet : https://www.livescience.com/39661-how-do-magnets-work.html

Os ímãs têm uma ampla variedade de aplicações na vida cotidiana, na indústria e na tecnologia moderna. Aqui estão algumas das principais utilizações:

  1. Tecnologia Eletrônica: Os ímãs são essenciais em dispositivos eletrônicos, como alto-falantes, microfones, discos rígidos e fitas magnéticas.

  2. Geração de Eletricidade: Geradores e alternadores usam campos magnéticos para converter energia mecânica em eletricidade.

  3. Tecnologia de Comunicação: Antenas, motores elétricos e transformadores também dependem de ímãs.

  4. Medicina: Ressonância magnética (RM) usa campos magnéticos para criar imagens detalhadas do corpo humano.

  5. Transporte: Ímãs são usados em trens de levitação magnética (maglev) e sistemas de freio.

  6. Indústrias: Na fabricação, ímãs são usados em máquinas, sensores e separadores magnéticos.

  7. Segurança e Fechaduras: Fechaduras magnéticas são comuns em portas e sistemas de segurança.

Em resumo, os ímãs desempenham um papel fundamental em nossa vida diária e em muitos setores importantes! 🧲✨ : 1(https://www.todamateria.com.br/ima/) : 2(https://www.todamateria.com.br/ima/) : 3(https://conceitosdomundo.pt/magnetico/) : 4(https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dman)

Existem três tipos principais de materiais magnéticos:

  1. Diamagnéticos: Esses materiais têm uma fraca resposta magnética e são repelidos por campos magnéticos. Exemplos incluem o cobre e o grafite1.

  2. Paramagnéticos: São materiais que exibem uma resposta magnética fraca, mas são atraídos por campos magnéticos. O alumínio e o oxigênio são exemplos de materiais paramagnéticos1.

  3. Ferromagnéticos: Esses materiais são fortemente magnéticos e podem manter um campo magnético mesmo após a remoção da fonte externa. O ferro, o níquel e a magnetita são exemplos de materiais ferromagnéticos1.

Cada tipo de material tem propriedades específicas e aplicações distintas. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição! 🧲✨ : 1(https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/magnetismo.htm)

A magnetita é um mineral magnético formado pelos óxidos de ferro II e III (FeO.Fe₂O₃), com a fórmula química Fe₃O₄. Ela é o material magnético mais antigo conhecido pelos seres humanos. Aqui estão algumas informações sobre a magnetita:

Se tiver mais alguma pergunta, estou à disposição! 🧲✨ : 1(https://pt.wikipedia.org/wiki/Magnetita) : 2(https://pedrasecristais.com/magnetita/)

A magnetita tem várias aplicações na indústria devido às suas propriedades magnéticas. Aqui estão alguns usos comuns:

  1. Motores e Geradores: A magnetita é usada em motores elétricos, geradores e transformadores. Ela ajuda a criar campos magnéticos constantes.

  2. Sensores Magnéticos: Os sensores magnéticos identificam partes de máquinas e são essenciais em processos automatizados.

  3. Suporte e Fixação: A magnetita é usada para direcionar o corte de materiais, sustentar peças, montar prateleiras industriais e até angulá-las.

  4. Ímãs Permanentes: Ímãs permanentes feitos de magnetita são usados em diversos equipamentos, como geladeiras e sistemas de fechamento.

Lembre-se de que a magnetita é um mineral valioso para a indústria, contribuindo para a eficiência de muitos processos! 🧲✨ : 1(https://oximag.com/blog/magnetismo-e-eletricidade-entenda-a-relacao-e-aplicacao-na-industria/) : 2(https://www.logicadomercado.com.br/magnetismo-e-eletricidade-entendendo-a-conexao-e-aplicacao-na-industria/) : 3(https://oximag.com/blog/como-os-equipamentos-magneticos-sao-utilizados-na-industria/)


Highlander✅

 

Highlander (bra: Highlander - O Guerreiro Imortal ou Highlander, o Guerreiro Imortal; prt: Duelo Imortal ou Highlander - O Imortal ou Highlander - Duelo Imortal) é um filme britano-estadunidense de 1986, dos gêneros ação, fantasia e aventura, realizado por Russell Mulcahy e estrelado por Christopher Lambert, Roxanne Hart, Clancy Brown e Sean Connery.

O filme retrata a história de Connor MacLeod, um imortal guerreiro escocês do século XVI, que é doutrinado pelo também imortal Juan Sanchez Villa-Lobos Ramirez (Sean Connery) em como combater (e se defender de) outros imortais, para não perder, literalmente, a sua cabeça, pois ao último imortal um prêmio estaria reservado. O filme fez grande sucesso e deu origem a várias continuações e séries de TV.

Highlander – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Highlander é uma palavra que tem origem na língua inglesa e se refere a um guerreiro ou combatente que vem das terras altas da Escócia1. No contexto do filme “Highlander - O Guerreiro Imortal,” lançado em 1986, o termo é usado para descrever imortais que lutam entre si até a morte, com o objetivo de obter um prêmio misterioso. O filme retrata a história de Connor MacLeod, um imortal guerreiro escocês do século XVI, que é treinado por outro imortal chamado Juan Sanchez Villa-Lobos Ramirez para enfrentar outros imortais e evitar perder a própria cabeça. A única maneira de matar um imortal é cortando sua cabeça, e os últimos sobreviventes são atraídos para uma batalha final em busca desse prêmio desconhecido2. 🗡️💫

No filme “Highlander - O Guerreiro Imortal,” além do protagonista Connor MacLeod, existem outros imortais que lutam entre si. Alguns dos notáveis são:

  1. Kurgan: O principal antagonista, um imortal cruel e sanguinário que busca o prêmio final.
  2. Juan Sanchez Villa-Lobos Ramirez: O mentor de Connor, um imortal espanhol que o treina na arte da luta.
  3. Sunda Kastagir: Um imortal japonês que também participa da batalha.
  4. Fasil: Um espadachim ágil e habilidoso.
  5. Kaber: Um guerreiro escocês.
  6. Ivan Trotski: Um imortal russo.

Esses personagens se enfrentam ao longo dos séculos, e a luta pela imortalidade é o cerne da trama. 🗡️💫

O prêmio que os imortais buscam no filme “Highlander - O Guerreiro Imortal” é a imortalidade definitiva. Acreditam que, ao derrotar todos os outros imortais e ser o último sobrevivente, ganharão esse poder supremo. A luta entre eles é uma batalha épica que atravessa os séculos, com o objetivo de alcançar essa condição única e eterna. 🗡️💫

Connor MacLeod é interpretado pelo ator Christopher Lambert no filme “Highlander - O Guerreiro Imortal” de 19861. Nesse filme, Connor MacLeod é um guerreiro escocês do século XVI, nascido nas Terras Altas da Escócia em 1518. Após ser mortalmente ferido em batalha pelo assassino Kurgan, ele se recupera de forma aparentemente milagrosa e é banido de sua aldeia sob suspeita de bruxaria. Cinco anos depois, MacLeod é encontrado pelo espadachim Ramírez, que o treina em esgrima e revela que ambos são imortais, invencíveis a menos que sejam decapitados. Os imortais travam uma guerra secreta, lutando entre si até que os últimos sobreviventes se encontrem no “Encontro” para lutar pelo “Prêmio”. Em 1985, o Encontro finalmente acontece em Nova York, e MacLeod deve garantir que o Prêmio não seja conquistado pelo Kurgan2. 🗡️💫

O Kurgan é interpretado pelo ator Clancy Brown no filme “Highlander - O Guerreiro Imortal” de 19861. Clancy Brown é conhecido por seus papéis em filmes como Capitão Byron Hadley em “Um Sonho de Liberdade” e Sargento Zim em “Tropas Estelares” 2. 🗡️💫

A trilha sonora do filme “Highlander - O Guerreiro Imortal” inclui várias músicas marcantes, muitas das quais são da banda Queen. Aqui estão algumas das faixas notáveis:

  1. “A Kind Of Magic”: Interpretada pelo Queen e escrita por Roger Taylor.
  2. “One Year Of Love”: Outra música do Queen, escrita por John Deacon.
  3. “Who Wants To Live Forever”: Mais uma vez, do Queen, com composição de Brian May.
  4. “Hammer To Fall”: Também do Queen, escrita por Brian May.
  5. “Princes of the Universe”: Ainda do Queen, com autoria de Freddie Mercury.
  6. “Gimme the Prize (Kurgan’s Theme)”: Mais uma faixa do Queen, escrita por Brian May.
  7. “A Dozen Red Roses for my Darling”: E novamente do Queen, escrita por Roger Taylor.

Essas músicas contribuem para a atmosfera épica e imortal do filme! 🗡️🎶123

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

M5D - Dia 4 ✔

 



Onde eu estava? onde parei?

Sobre os mapas do jogo, são muitos lugares, vou ter que economizar espaço, pensei em algo como, uma variável para a mudança de cenário. E logo desisti dessa linha e voltei para o antigo projeto, que tem algumas configurações uteis nos mapas, infelizmente a maior parte estava nos eventos comuns então é impossível recuperar do jeito que estava antes.

Vou tentar acrescentar algo nessas postagens, afinal há dias que eu abro o maker visualizo o que preciso mas posteriormente me vejo realizando outra coisa.

Dessa vez adiantei as swithes do jogo, em especial habilidades, hud e parâmetros que são feitos fora do sistema padrão do maker, tenho em mente que o sistema padrão vá me servir para outro tipo de interação, um tipo de batalha politica com diálogos, chamo de salão de guerra.


São parâmetros inspirados nesse sistema, onde há uma escala de 0 a 10 e que cada nomenclatura está ligada a uma determinada atividade.

Sobre os atributos ligados a magia, elementos de poder, simbologia de poder e trilhas de poder. Existe um rpg Dungeons & Dragons – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org). Que utiliza uma lista de magias que variam com os níveis e cada classe tem uma lista.

Esses atributos são inspirados nessa mecânica, onde cada atributo é usado em um poder especifico.

Armas e armaduras, embora não sejam atributos são usados como medidores de melhoria, assim como em vários rpgs eletrônicos a bulding do jogador, é construído com sua experiência e decisão de escolha.

Logo o jogador define qual o melhor atributo para colocar em sua arvore de habilidades, existe um limite determinado pelo nível e classes.

É claro que eu não poderia deixar de mencionar esse sistema 3DeT – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org) que utiliza a praticidade e agilidade de um d6.

Meu sistema de rpg de tabuleiro tem essa inspiração, embora a minha utilização de 4d6 ainda não seja aplicavel ao jogo no maker, existiu com background para analises da i.a. Talvez eu faça a aplicação desse sistema de novo, no lugar do criador de personagens, que com certeza não vai ter, exceto se eu utilizar um plugin para essa finalidade.

Ao final da nomeação das swithes 1353, de maneira ordenada, sem qualquer meio caótico para dificultar qualquer roubo intencional do projeto, mesmo com a encriptação é possível ver o conteúdo.

Outra coisa que andei fazendo é a otimização das imagens, é bem melhor uma única imagens de characteres, assim minha base padrão de template pode adaptar todas as minhas imagens que estavam em unidade.

Sobre o mapeamento, utilizo um sistema de conversão de imagens, para aproveitar os recursos do maker xp no rpg maker mv, é um processo demorado, por que eu converto uma cena completa que é bem melhor do que as infinitas pequenas imagens.


 
Sobre a pasta de characteres está ficando otimizada, com gráficos masculinos e femininos, ainda tenho que refazer o set do personagem feminino, mesmo que eu não esteja utilizando a movimentação do char parado, por que eu não lembro direito como fiz, mas ainda sim, sei que ficou bom e é possível colocar.
É eu tenho que separar um tempo para fazer esse character que me adiantaria na criação dos personagens iniciais do jogo.

Se eu tenho uma ordem definida de eventos posso me programar com conforto, com esse gargalo, tenho que adiantar outros lados do desenvolvimento.

Ao final desse post eu adicionei a numeração 1.2 ao projeto e upei na rede.

Resumo
M5d dia 4, atualizações, inspirações, 1 tileset e mecânicas. 








Gravidade✅

 


Na física, gravidade (lat: gravitas, «peso»)? é uma interação fundamental que causa atração mútua entre todas as coisas que têm massa. É, de longe, a mais fraca das quatro interações fundamentais, aproximadamente 1038 vezes mais fraca que a interação forte, 1036 vezes mais fraca que a força eletromagnética e 1029 vezes mais fraca que a interação fraca. Como resultado, não tem influência significativa ao nível das partículas subatómicas.

No entanto, a gravidade é a interação mais significativa entre objetos em escala macroscópica e determina o movimento dos planetas, estrelas, galáxias e até mesmo da luz.

Gravidade – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza. Ela está relacionada com os efeitos da atração mútua entre corpos massivos. De forma simples, a gravidade é a grandeza responsável por definir o peso de um corpo, ou seja, a força vertical que nos mantém unidos ao planeta. Quando um objeto se movimenta em queda livre, está sob influência da aceleração da gravidade, que na Terra equivale a aproximadamente


1. O valor da gravidade varia em outros planetas, dependendo da massa e do tamanho de cada corpo celeste. Por exemplo, na Lua, a gravidade é menor do que na Terra, mas a massa dos corpos permanece a mesma. Interessante, não é? 😊

A Lei da Gravitação foi descoberta por Isaac Newton em 1687. Embora seus efeitos fossem conhecidos desde o início da humanidade, Newton foi o primeiro a formalizar essa força que regula os objetos em repouso. Mais tarde, Albert Einstein aperfeiçoou nossa compreensão da gravidade com sua teoria da relatividade geral, descrevendo-a não como uma força, mas como a curvatura do espaço-tempo causada pela distribuição desigual da massa. Fascinante, não é? 😊12

A teoria da relatividade geral, proposta por Albert Einstein, revolucionou nossa compreensão da gravidade. Antes dela, a gravidade era vista como uma força de atração entre massas, conforme descrita pela Lei da Gravitação Universal de Isaac Newton. No entanto, Einstein propôs que a gravidade não é uma força, mas sim a curvatura do espaço-tempo causada pela presença de massa e energia. Segundo sua teoria, os corpos em movimento seguem trajetórias curvas nesse espaço-tempo curvado, o que explica fenômenos como a órbita dos planetas ao redor do Sol e a deflexão da luz por campos gravitacionais intensos. A teoria da relatividade geral também previu a existência dos buracos negros e ondas gravitacionais, sendo confirmada por observações posteriores. Fascinante, não é? 😊

A gravidade tem um efeito notável no tempo, e isso é uma das fascinantes previsões da teoria da relatividade geral de Albert Einstein. Aqui está como funciona:

  1. Dilatação Gravitacional do Tempo:

    • Quando estamos próximos a corpos massivos, como planetas ou estrelas, o tempo passa mais devagar em comparação com regiões mais afastadas.
    • Relógios perto de corpos massivos funcionam mais lentamente, enquanto os distantes funcionam mais rapidamente.
    • Essa dilatação gravitacional do tempo é descrita pela equação:



      , onde:
      • (t_0) é o tempo próximo ao corpo massivo.
      • (t_f) é o tempo distante do corpo massivo.
      • (G) é a constante gravitacional.
      • (M) é a massa do corpo massivo.
      • (r) é a distância entre o relógio e o corpo massivo.
      • (c) é a velocidade da luz no vácuo 1.
  2. Curvatura do Espaço-Tempo:

Em resumo, a gravidade não apenas nos mantém presos à Terra, mas também influencia a própria natureza do tempo. Fascinante, não é? 😊