sábado, 26 de outubro de 2024

Tutorial de Animação



Tutorial de Animação

Tanto para criar sequencias de imagens quanto Sprite.

O passo a passo garante um sistema equilibrado de desenvolvimento.

1 - Fundo, é o background da imagem, pode ser transparente, uma cor solida ou uma imagem panorâmica.

A partir do fundo você determina o tamanho da imagens, estabelecendo sua grade no processo.

2 - Grade é um espaço padronizado na imagem, limites para posicionamentos, uma grade é importante pois define o ponto central de cada imagem. Por exemplo a cada frame de animação deve seguir um ponto especifico de posição para que a visualização seja fluida evitando tremer a imagem.

3- Partes, são pequenos detalhes que pode adicionar a imagem, para uma manipulação mais precisa do conjunto, por exemplo os braços podem ser composto por partes, assim você pode dar movimento ao mudar a posição deles.  

4- Sombra, para finalizar o sombreamento, luz, coloração, filtro devem ser por ultimo para finalizar a animação. Variações dessa ultima parte pode dar destaque em novas películas.

5- Overlay ou películas é algo sobre a imagem finalizada, pode ser uma névoa ou outros tipos de recursos para deixar o visual ainda mais atraente. 

Estabelecendo o Mapa da animação

É onde você vai anotar dados específicos para não se perder a cada nova animação. Você pode estabelecer 1 arquivo do bloco de notas para o mapa da animação.

1. Informações sobre o Projeto:

  • Título: Um nome claro e conciso para a animação.
  • Objetivo: Qual o propósito da animação? Entretenimento, educativo, publicitário?
  • Duração: Qual a duração total da animação?

2. Detalhes Técnicos:

  • Formato de arquivo: Qual formato será utilizado para as imagens (PNG, JPEG, etc.) e para o vídeo final (MP4, GIF, etc.)?
  • Taxa de quadros: Quantos quadros por segundo (FPS) serão utilizados?
  • Resolução: Qual a resolução da imagem (Largura e Altura da imagem, 1080p, 4K, etc.)?
  • Paleta de cores: Quais cores serão utilizadas na animação?
  • Software: Qual software será utilizado para criar a animação (Adobe Animate, Blender, etc.)?

3. Informações sobre os Personagens:

  • Nome: Nome de cada personagem.
  • Personalidade: Características de personalidade de cada personagem.
  • Design: Referências visuais para o design dos personagens.
  • Movimentos: Quais os movimentos característicos de cada personagem?

4. Informações sobre a História:

  • Sinopse: Uma breve descrição da história.
  • Cenários: Descrição dos cenários onde a ação se passa.
  • Objetos: Quais objetos serão utilizados na animação?
  • Efeitos sonoros: Quais efeitos sonoros serão utilizados?
  • Música: Qual a trilha sonora da animação?

5. Informações sobre a Animação:

  • Storyboard: Um storyboard detalhado com todas as cenas da animação.
  • Timing Chart: Um gráfico de tempo para controlar a duração de cada ação.
  • Keyframes: Pontos-chave da animação que definem o início e o fim de cada movimento.
  • Easing: A forma como o movimento acelera e desacelera.
  • Câmera: Movimentos de câmera e enquadramentos.

6. Outras Informações:

  • Referências: Quais as referências visuais e de animação que inspiraram o projeto?
  • Cronograma: Um cronograma detalhado com as datas de entrega de cada etapa.
  • Orçamento: Um orçamento detalhado para o projeto.


Os 12 Princípios da Animação da Disney: Um Guia Detalhado

Os 12 princípios da animação, desenvolvidos pelos animadores da Disney nos anos 1930, são diretrizes fundamentais para criar animações mais realistas e expressivas. Eles servem como um guia para animar qualquer tipo de personagem ou objeto, desde desenhos animados até personagens 3D em filmes e jogos.

Vamos explorar cada um desses princípios em detalhes:

1. Squash e Stretch (Esticar e Comprimir)

  • O que é: A capacidade de um objeto deformar-se ao se mover, dando a ilusão de peso e flexibilidade.
  • Como aplicar: Ao aplicar uma força a um objeto, ele deve se comprimir na direção da força e se esticar na direção oposta. Isso dá a sensação de massa e energia.
  • Exemplo: Uma bola de borracha quicando. Ao atingir o chão, ela se comprime e depois se estica ao voltar para cima.

2. Antecipação

  • O que é: Um movimento preparatório antes da ação principal, que sinaliza ao espectador o que está por vir.
  • Como aplicar: Antes de um personagem pular, por exemplo, ele deve se agachar e mover os braços para trás.
  • Exemplo: Um boxeador se preparando para dar um soco.

3. Encenação (Staging)

  • O que é: A arte de dirigir a atenção do espectador para o ponto focal da animação.
  • Como aplicar: Utilizar a câmera, a iluminação e os movimentos dos personagens para destacar os momentos mais importantes da animação.
  • Exemplo: Um close-up no rosto de um personagem para mostrar sua expressão de surpresa.

4. Ação Direta e Pose a Pose (Straight Ahead Action and Pose to Pose)

  • O que é: Duas abordagens diferentes para criar animações.
  • Ação Direta: Desenhar quadro a quadro, sem planejar as poses-chave com antecedência. É mais intuitiva, mas pode resultar em animações menos consistentes.
  • Pose a Pose: Planejar as poses-chave e depois preencher os quadros intermediários. Permite um maior controle sobre a ação e a expressão.
  • Exemplo: Ação Direta é ideal para animações mais fluidas e improvisadas, enquanto Pose a Pose é mais adequada para animações mais complexas e com poses definidas.

5. Seguimento e Ação de Sobreposição (Follow Through and Overlapping Action)

  • O que é: Os movimentos de um objeto não param instantaneamente, mas continuam por um tempo.
  • Como aplicar: As partes de um objeto se movem em velocidades diferentes, criando um efeito mais natural.
  • Exemplo: O cabelo de uma personagem continua balançando depois que ela para de correr.

6. Aceleração e Desaceleração (Slow In and Slow Out)

  • O que é: Os movimentos começam e terminam de forma gradual, dando a sensação de peso e realismo.
  • Como aplicar: Concentrar mais quadros nas extremidades do movimento e menos nos quadros intermediários.
  • Exemplo: Uma bola sendo arremessada: ela acelera ao sair da mão e desacelera ao chegar ao alvo.

7. Arcos (Arcs)

  • O que é: A maioria dos movimentos naturais segue um caminho curvo, não uma linha reta.
  • Como aplicar: Criar movimentos mais naturais e agradáveis aos olhos.
  • Exemplo: O braço de um personagem descreve um arco ao pegar um objeto.

8. Ação Secundária

  • O que é: Movimentos menores que acompanham a ação principal, adicionando detalhes e realismo.
  • Como aplicar: Movimentos de roupas, cabelos, expressões faciais, etc.
  • Exemplo: As orelhas de um gato se eriçam quando ele está assustado.

9. Tempo (Timing)

  • O que é: A duração de um movimento em relação aos outros.
  • Como aplicar: O tempo é fundamental para transmitir emoções e peso.
  • Exemplo: Um movimento rápido pode transmitir agilidade, enquanto um movimento lento pode transmitir força.

10. Exagero

  • O que é: Enfatizar os aspectos mais importantes de um movimento para torná-lo mais expressivo.
  • Como aplicar: O exagero pode tornar a animação mais divertida e memorável.
  • Exemplo: Um personagem tropeçando e caindo de forma exagerada.

11. Solidariedade (Solid Drawing)

  • O que é: Desenhar os personagens e objetos com volume e peso, dando a eles uma sensação de realidade.
  • Como aplicar: Entender a forma tridimensional dos objetos e como a luz interage com eles.
  • Exemplo: Um personagem deve ter um contorno claro e definido, com sombras e destaques que dão a sensação de profundidade.

12. Apelo (Appeal)

  • O que é: A capacidade de um personagem de conectar-se emocionalmente com o público.
  • Como aplicar: Criar personagens carismáticos e memoráveis, com designs atraentes e personalidades distintas.
  • Exemplo: Personagens como Mickey Mouse e Bugs Bunny possuem um apelo universal que os torna adorados por pessoas de todas as idades.

Em resumo, os 12 princípios da animação são ferramentas poderosas que podem ajudar qualquer animador a criar animações mais expressivas e realistas. Ao entender e aplicar esses princípios, você estará no caminho certo para criar animações incríveis.


Os principais pilares do desenvolvimento são:

1. Conceito e Design:

  • Ideia central: A semente de tudo. A história, a mecânica principal, a atmosfera e o público-alvo são definidos aqui.
  • Game design: Criação das regras, desafios, sistemas de progressão e interação do jogador com o mundo do jogo.
  • Level design: Criação dos níveis, cenários e obstáculos que o jogador irá enfrentar.
  • Narrativa: Construção da história, personagens e diálogos que envolvem o jogador.
  • Interface do usuário: Design intuitivo e funcional para interagir com o jogo.
  • Foco: Aspectos mais abstratos e estratégicos do projeto.
  • Atividades:
    • Brainstorming: Geração de ideias e conceitos.
    • Roteiro: Criação da história e narrativa.
    • Game design: Definição das regras, mecânicas e objetivos do jogo.
    • Level design: Criação dos ambientes e níveis.
    • UX/UI: Design da interface do usuário.
  • Habilidades: Pensamento crítico, criatividade, resolução de problemas, storytelling.
  • Exemplo: Definir a estética visual de um jogo, criar a história de um personagem, projetar a interface de um menu.
  • 2. Arte e Animação:

    • Visuais: Criação de personagens, cenários, objetos e efeitos visuais que dão vida ao mundo do jogo.
    • Animação: Criação de movimentos fluidos e realistas para personagens e objetos.
    • Efeitos visuais: Criação de efeitos especiais como explosões, partículas e iluminação.
  • Foco: Realização visual dos conceitos.
  • Atividades:
    • Modelagem: Criação de personagens, objetos e cenários em 3D ou 2D.
    • Texturização: Aplicação de texturas e materiais para dar realismo aos objetos.
    • Rigging: Criação de esqueletos para animar personagens.
    • Animação: Criação de movimentos para personagens e objetos.
    • Efeitos visuais: Criação de efeitos especiais como explosões, partículas e iluminação.
  • Habilidades: Desenho, escultura digital, software de animação, conhecimento de cores e composição.
  • Exemplo: Criar um personagem carismático, animar uma cena de luta, aplicar efeitos de iluminação para criar uma atmosfera sombria.
  • 3. Programação:

    • Mecânica: Codificação das regras do jogo, interações e comportamentos dos personagens.
    • Motor gráfico: Escolha e utilização de um motor gráfico para renderizar os gráficos e animações.
    • Inteligência artificial: Criação de comportamentos inteligentes para inimigos e personagens não-jogáveis.
    • Otimização: Garantia de que o jogo rode de forma suave e eficiente em diferentes plataformas.

    4. Som:

    • Trilha sonora: Criação de músicas que acompanham a ação e a atmosfera do jogo.
    • Efeitos sonoros: Criação de sons para interações, ambientes e eventos do jogo.
    • Dublagem: Gravação de vozes para personagens e narração.

    5. Testes e Iteração:

    • Jogabilidade: Testar constantemente a jogabilidade para identificar e corrigir problemas.
    • Balanceamento: Ajustar a dificuldade, recompensas e progressão do jogo.
    • Feedback: Coletar feedback dos jogadores e fazer ajustes com base nessas informações.

    Outros Pilares Relevantes:

    • Marketing: Divulgação do jogo para o público-alvo.
    • Produção: Gerenciamento do projeto, prazos e recursos.
    • História: Construção de uma narrativa envolvente e coesa.

    Em resumo, o desenvolvimento de jogos, animação e outras mídias digitais é um processo colaborativo que envolve diversas disciplinas. A combinação harmoniosa desses pilares é fundamental para criar experiências imersivas e memoráveis.

    sexta-feira, 25 de outubro de 2024

    Ahsoka


    Análise da Série - Ahsoka

    A série "Ahsoka" é uma adição emocionante ao universo de Star Wars, centrada na personagem Ahsoka Tano, uma ex-Jedi que foi aprendiz de Anakin Skywalker. Criada por George Lucas e Dave Filoni, ela é uma das figuras mais cativantes da saga.

    Na minha opinião é uma serie ruim, tem alguns pontos fortes como os vilões, esse foco nos Sith mostra a essência do universo de Star Wars, lembra bastante a humanidade do Darth Vader. O império também lembra bastante a pegada nos filmes da saga de Rey. O Grande Almirante Thrawn é retratado como um brilhante estrategista.

    Eu fui assistir pela atuação em The Mandalorian, achei Ahsoka uma personagem interessante, entretanto fiquei extremamente desconfortável com as linhas do emborrachado do cabelo ou seria a cabeça da personagem (lekku).

    Considerando a estética do material usado para a cabeça da Hera Syndulla, os Twi'leks que é bem melhor. Tentáculos cefálicos: Dois longos apêndices que se estendem da cabeça e são usados para sentir e manipular objetos. São bem mais dinâmicos e não apresentam linhas visíveis na parte sensível de movimento, curvas.

    Outro ponto que me incomodou foi a história, toda a parte do reconhecimento da suas origens e relação com o mestre de Ahsoka foi maçante. 

    Outra coisa é a aprendiz de Ahsoka, Sabine Wren, que tem uma motivação de encontrar seu amigo, Ezra Bridger e o deixa ir, o que deixa a desejar das motivações da personagem, o que é realmente importante para ela? poder ou amizade?

    A melhor sequência de combate é no final quando os heróis invadem o templo das bruxas. Outras cenas achei muito exagerado, coma nas batalhas no espaço.

    Existe muita apelação para explorar as criaturas alienígenas como animais fofos, no universo de star wars existe diversas raças e seres, e eles querem demostrar que existe uma mesma relação com um droids a uma dessas criaturas, ou pelo menos definir um lado moral.

    Mesmo que o modelo de alienígena não seja carismático e muito explorado como Jar Jar Binks, deve haver um mistério sobre a criatura alienígena, a desculpa é sempre que parece ter uma profunda conexão com a Força, daí a interação estranha.


    Capítulo 34 - Projeto Poço de Jacó ( Versão I.A) 📌



    Capítulo 34 - Projeto Poço de Jacó ( Versão I.A) 📌

    Capítulo 34 - Projeto Poço de Jacó

    Biblioteca Eternidade 1: Capítulo 34, Eternidade 1 - Fatos 2020 e 2021.

    Eternidade 1: ETERNIDADE 1 - FATOS 2020 E 2021 💚



    Descubra o Projeto Poço de Jacó!📌


    Parte 1

    Projeto Poço de Jacó: A perfuração no mar, Poço de Jacó, Poço de petróleo, Poço Superprofundo de Kola, Reator nuclear, Radiação, Radiação de neutrões, Radiação gama, Garimpo, Tampão, Baú de Tesouro, Gatos, Acidente nuclear de Chernobil, Dióxido de carbono, Carbonato de cálcio, Combustível fóssil, Escavação, Energia renovável, Volume, Recursos Minerais do Fundo do Mar, Afundar embarcações, Recifes artificiais, Raio atómico, Radioatividade, Oleoduto, Piscina, Navio, Porcelana, Baía, Ciclo das rochas, Cilindro, Emissão beta, Endógeno, Gás natural, Hidrogênio, Partícula beta e Cádmio. Terreno, Mineração, Isolamento e Reciclagem.


    Poço de Jacó: Da Bíblia à Profundidade📌


    Parte 2

    Projeto Poço de Jacó: Em Gênesis 33:18-20, quando Jacó voltou a Siquém de Padã-Arã, ele acampou antes da cidade e comprou o terreno em que ele armou a sua tenda. O poço profundo de Kola, está em uma área inabitada no norte da Península de Kola, na Rússia, foi um projeto de perfuração com o objetivo de se perfurar o mais fundo possível da crosta terrestre ao manto, 12 262 metros foram perfurados antes do projeto ser encerrado em 1992. Com base nesses dados podemos perfurar 10 000 metros. Terreno, Mineração, Isolamento e Reciclagem.


    Projeto Poço de Jacó: Isolamento e Reciclagem📌


    Parte 3

    Projeto Poço de Jacó: Poços de petróleo são denominados assim para qualquer perfuração na superfície terrestre utilizada para a produção de petróleo ou gás natural. Este projeto tem a finalidade de tratamentos de resíduos. Para começar, uma área deve ser estabelecida para tratamento e armazenagem. O cálculo de dimensionamento da obra será: Volume total de resíduo, uma formula simples de volume é comprimento multiplicado pela altura e largura, dará o resultado em metros cúbicos. Terreno, Mineração, Isolamento e Reciclagem.


    Projeto Poço de Jacó: Armazenamento Eficiente de Resíduos📌

    Parte 4

    Projeto Poço de Jacó: Com a quantidade de volume total é possível determinar quantos poços serão necessários. Os poços por sua vez, são cilindros que armazenam os resíduos, possuem uma armadura de aço e concreto, um manto impermeável com utilização de porcelana. Lonas ou tampas bem estruturadas para selar o oxigênio dos tanques de processamentos. Qualquer ambiente onde há concentração de resíduo, fezes, urina, corpos em decomposição, resíduos nucleares podem ser devidamente armazenados para o aproveitamento posterior. Terreno, Mineração, Isolamento e Reciclagem.


    Projeto Poço de Jacó: Hidrogênio do Futuro!📌

    Parte 5

    Projeto Poço de Jacó: A obtenção de recursos como por exemplo, o hidrogênio, é um gás que pode ser obtido de fontes fósseis como metano ou combustíveis fósseis formados por massas de plâncton, que são a base para criação artificial do petróleo. O espaço de ocupação do poço pode ser debaixo do solo ou dentro do mar, cada um exige técnicas de isolamento do material, com o restante do ambiente. Uma vez isolado, vedado, armazenado, de forma segura, o tempo faz com que processos aconteçam e transformações ocorram. Terreno, Mineração, Isolamento e Reciclagem.


    Projeto Poço de Jacó: Inovação e Sustentabilidade📌


    Parte 6

    Projeto Poço de Jacó: É de importância a colocação de tubos ou via de dutos, que deverão ser de mesmo material utilizado para a vedação do seu composto. Esses dutos vão gerar recursos químicos para desenvolvimento de tecnologias, e controlar o desperdício em solo natural. O manuseio dos gases perigosos no meio ambiente, com equilíbrio, proporciona melhor distribuição na atmosfera. O uso de blindagem a frio, é interessante para o processo de solidificação de matérias, contribuindo para estudos, gases, em confinamento por longos períodos. Terreno, Mineração, Isolamento e Reciclagem.




    quinta-feira, 24 de outubro de 2024

    Endógeno

     

    Processo endógeno – Wikipédia, a enciclopédia livre

    Endógeno: O que Significa?

    Endógeno é um termo utilizado para descrever algo que tem origem ou se desenvolve no interior de um organismo, sistema ou processo. Em outras palavras, é o oposto de exógeno, que se refere ao que vem de fora.

    Em diferentes contextos, "endógeno" pode ter significados específicos:

    • Biologia:
      • Substâncias endógenas: São aquelas produzidas pelo próprio organismo, como hormônios, neurotransmissores e outras moléculas sinalizadoras.
      • Doenças endógenas: São causadas por fatores internos ao organismo, como mutações genéticas ou desequilíbrios hormonais.
    • Geologia:
      • Processos endógenos: São aqueles que ocorrem no interior da Terra, como o vulcanismo, os terremotos e a formação de montanhas.
    • Economia:
      • Crescimento endógeno: É um modelo econômico que enfatiza o papel de fatores internos, como tecnologia, educação e inovação, no crescimento econômico de longo prazo.

    Exemplos de uso:

    • Substâncias endógenas: A dopamina é um neurotransmissor endógeno associado ao prazer e à recompensa.
    • Doenças endógenas: A diabetes tipo 1 é uma doença endógena causada por uma disfunção do sistema imunológico.
    • Processos endógenos: A formação de rochas magmáticas é um processo endógeno, pois ocorre no interior da Terra.
    • Crescimento endógeno: A política industrial de um país pode estimular o crescimento endógeno, incentivando a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

    Em resumo:

    O termo "endógeno" é bastante versátil e pode ser aplicado em diversas áreas do conhecimento. Sempre que você encontrar essa palavra, lembre-se que ela se refere a algo que tem origem interna.


    O processo endógeno é essencial para o projeto Poço de Jacó porque envolve as atividades e transformações geológicas que ocorrem no interior da Terra, diretamente impactando a escavação e a perfuração. Veja como ele se aplica:

    Formação de Recursos Naturais: Processos endógenos são responsáveis pela formação de muitos recursos naturais essenciais, como petróleo e gás natural, que são alvo da perfuração no projeto. Estes recursos são formados pelo calor e pressão intensos no interior da Terra ao longo de milhões de anos.


    Estabilidade Geológica: Entender processos endógenos ajuda a prever e controlar os riscos associados à perfuração profunda, como deslocamentos tectônicos ou vulcanismo. Isso é crucial para garantir a segurança das operações.


    Criação de Estruturas Subterrâneas: O conhecimento desses processos é utilizado para planejar e construir estruturas seguras e estáveis no subsolo, como poços de armazenamento de resíduos.


    Isolamento de Resíduos: Os poços para tratamento de resíduos dependem de camadas geológicas naturalmente formadas para proporcionar um isolamento eficaz. Materiais gerados por processos endógenos, como rochas impermeáveis, são cruciais para manter resíduos perigosos contidos e protegidos.


    Geração de Energia Geotérmica: Aproveitar a energia geotérmica, um recurso endógeno, pode fornecer uma fonte limpa e renovável de energia para o projeto, melhorando sua sustentabilidade.


    Portanto, os processos endógenos não apenas suportam a exploração e o aproveitamento de recursos naturais, mas também garantem a segurança e a eficácia do armazenamento de resíduos, enquanto oferecem oportunidades de energia renovável. Fascinante como as forças da Terra podem ser aliadas no desenvolvimento tecnológico e na sustentabilidade ambiental.