Pesquisar este blog
Autor dos livros da Eternidade 1, Fatos, Caminho, Lapidar, Magia e Discípulos.
Postagem em destaque
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Capítulo 35 – Projeto Trem e Caminhos (Eternidade 1 – Fatos 2020 e 2021)
🚄 Capítulo 35 – Projeto Trem e Caminhos (Eternidade 1 – Fatos 2020 e 2021)
O Capítulo 35, "Projeto Trem e Caminhos", descreve uma infraestrutura de transporte ferroviário moderna, sustentável e adaptável a diversos ambientes (terras, desertos, mares). O texto se concentra na Engenharia e Estratégia da construção de vias (Trilhos) e introduz um método de Ensino Básico (Ação de Substituição) para estimular a autonomia mental.
I. Ensino Básico e Ação de Substituição (Estímulo Mental)
O capítulo inicia com um método de estímulo cognitivo focado na produção:
Conceito: O objetivo é estimular a autonomia e a indução no corpo e na mente através da Ação de Substituição.
Sequência de Perguntas (Palavra-chave: Produzir):
O que produzir? Uma matéria-prima ou insumo do passado, a ser manuseado no presente.
Como produzir? Trabalhando a perspectiva e a análise do material, estabelecendo suas possíveis transformações (manuseando, controlando, idealizando o material futuro).
Onde produzir? Determinando o espaço físico para trabalhar o material inacabado.
Aplicação: Esse processo básico pode ser usado substituindo o termo "produzir" por outros como Estudar, Buscar, Treinar e Projetar, sendo uma base para o desenvolvimento do pensamento estratégico.
II. O Projeto Ferroviário Moderno (Trem e Estrutura)
O projeto visa incorporar inovações e sustentabilidade ao sistema ferroviário, reconhecido por sua eficiência no transporte de cargas e pessoas:
Evolução Histórica: É feita uma breve cronologia do trem, desde a Locomotiva Rocket a vapor até o trem de levitação magnética.
Sustentabilidade e Materiais: O futuro do transporte por terra será mais rápido e integrado, com predominância de material reciclável e sustentabilidade. O trem deve ser capaz de se locomover por qualquer trilho (adaptação econômica).
Processo de Construção (Passo a Passo):
Aço: Estruturas de pontes e trilhos exigem aço especializado com diferentes níveis de propriedades.
Cimento: Usado para pontes, arcos (triunfos) e correção de sustentação.
Cálculo da Área: Determinação da extensão da via, considerando pontos estratégicos de acesso a outros modais.
Preparação do Terreno: Crucial para as fundições e a preparação dos pontos de trajeto, garantindo que as estações sejam bem localizadas.
Colocação dos Trilhos: Envolve uma série de componentes técnicos como Dormentes (ecológicos), Balastro, Eclissa, e Triângulo ferroviário.
A Cúpula: Uma estrutura (Vidro orgânico, acrílico) deve cobrir toda a malha ferroviária, garantindo impermeabilidade, segurança e vista panorâmica.
O Triunfo: Estruturas em formato de arco (como o Arco do Triunfo) servirão de estações, com alta capacidade de locomoção de cargas (semelhante a portos, para içar e armazenar contêineres).
Bateria e o Trem: O trem seria alimentado por uma bateria nuclear, com uso de conversor e transformador de energia para aumentar a diversidade de mecânicas de parada e impulso.
III. Caminhos Adaptáveis (Estruturas de Via)
O projeto se diferencia ao propor soluções de engenharia para criar vias em ambientes de difícil acesso:
Caminho da Natureza (Selvas/Florestas): Utiliza madeira reciclada para criar "tapetes estruturais" que se moldam ao solo com a força das águas. A superfície deve ser lisa e contínua para evitar o crescimento de plantas no meio.
Caminho do Deserto: A estrutura é um cilindro de rede (construído com metal resistente ao clima) com espaçamento reduzido para limitar a entrada de areia. Com o acúmulo intencional de areia, a estrutura pode se transformar em "túneis do deserto".
Caminho das Rochas: Beneficia-se de cavernas naturais, alongando sua profundidade para criar túneis que estendem o trajeto de um ponto a outro.
Caminho do Mar: Uma estrutura sobre as águas que se beneficia do ar contido dentro para garantir a flutuação. A exploração do fundo das águas requer cuidados com a pressão e profundidade, sendo um sistema majoritariamente robótico e mecânico.
Conclusão: O Projeto Trem e Caminhos representa um Progresso na infraestrutura de transporte global, focado em alta Estratégia logística e na adaptação a qualquer ecossistema. O uso de Maquinário avançado e materiais duráveis garante a construção de Trilhos que unem continentes e otimizam a movimentação de massa, simbolizando o caminho natural da humanidade ao buscar cruzar a órbita assim como cruzou as américas e o mundo.
#Progresso, #Estratégia, #Maquinário, #Trilhos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
