Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2024

Charles Darwin

 


Charles Robert Darwin, FRS FGRS FLS FLZ (pronúncia em inglês: ['dɑːrwɪn]; Shrewsbury, 12 de fevereiro de 1809 – Downe, 19 de abril de 1882) foi um naturalista, geólogo e biólogo britânico, célebre por seus avanços sobre evolução nas ciências biológicas.

Juntamente com Alfred Wallace, Darwin estabeleceu a ideia que todos os seres vivos descendem de um ancestral em comum, argumento agora amplamente aceito e considerado um conceito fundamental no meio científico, e propôs a teoria de que os ramos evolutivos são resultados de seleção natural e sexual, onde a luta pela sobrevivência resulta em consequências similares às da seleção artificial.

Charles Darwin – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)


Charles Darwin foi um importante naturalista britânico nascido em 12 de fevereiro de 1809, na cidade de Shrewsbury, Inglaterra1. Ele é amplamente conhecido por sua obra “A Origem das Espécies”, que é considerada um dos livros acadêmicos mais influentes de todos os tempos. Aqui estão alguns pontos relevantes sobre sua vida e contribuições:

  1. Biografia de Darwin:

    • Darwin nasceu em uma família abastada e religiosa. Desde a infância, ele demonstrou interesse pela natureza e colecionava espécimes.
    • Inicialmente, ele estudou Medicina, mas abandonou o curso para seguir sua paixão pela ciência.
    • Foi indicado para participar da tripulação do navio HMS Beagle, que realizou uma viagem de cinco anos ao redor do mundo. Durante essa viagem, Darwin coletou e observou diversas formas de vida, compreendendo melhor as mudanças ocorridas nas espécies.
    • Uma parada importante foi nas ilhas Galápagos, onde ele percebeu a especificidade dos pássaros em cada ilha, relacionando-a com as características do ambiente.
  2. Teoria da Seleção Natural:

Em resumo, Charles Darwin é uma figura fundamental na história da ciência, cujas ideias sobre evolução e seleção natural continuam a influenciar nosso entendimento da vida na Terra. 🌿🔬345




Nenhum comentário:

Postar um comentário